+351 268 035 675 (Chamada para rede fixa nacional) info@fundacaords.org
Saúde Mental de Proximidade

O que é a Saúde Mental de Proximidade?

O Projecto Saúde Mental de Proximidade é baseado no sistema Open Dialogue (Diálogo Aberto). O Diálogo Aberto é um sistema de tratamento e organização de serviços de saúde mental que surgiu na Lapónia Finlandesa nos inícios dos anos 80, numa época em que a prevalência de perturbações psiquiátricas graves na região era consideravelmente elevada. Baseado no sistema “needs adapted” (adaptado às necessidades do paciente) de Yrjö Alanen, os serviços de toda a região foram reformulados, criando um sistema de resposta à crise baseado em abordagens familiares, dialógicas e em rede. Estas abordagens foram alvo de investigação sistemática nos últimos 30 anos, permitindo observar resultados promissores no que diz respeito à redução de sintomas, diminuição de internamentos, redução de medicação e redução dos subsídios de invalidez e desemprego.

 
Como Funciona

  • Trabalho em conjunto com a rede familiar e social de suporte
  • Apoio na Crise Psiquiátrica
  • Recuperação Psicossocial e Socioprofissional
  • Capacitação e Formação de Profissionais e Rede de Suporte
  •  
    Equipa Clínica

    O projecto tem uma equipa de 5 profissionais de saúde mental, com formação pós-graduada com equipas internacionais no sistema Open Dialogue.

     

     
    Onde

    Iremos ao seu encontro, seja no domicílio ou onde lhe for mais conveniente. Ligue-nos para saber onde podemos atender.

     
    Para Quem

    Pessoas em sofrimento psicológico, crises de ansiedade e pânico, ideação suicida, depressão, alterações da percepção ou do pensamento (delírios e alucinações), dificuldades relacionais e de ocupação/rotina, alterações do sono, alterações de humor, irritabilidade fácil e/ou desregulação emocional.

     
    Supervisão e Formação

    A equipa do projecto é supervisionada pela Profª Mary Olson do Institute for Dialogic Practice, sediado na Universidade de Yale, nos Estados Unidos da América. O Projecto é acompanhado pela Comissão Consultiva Internacional da Fundação Romão de Sousa, incluindo o Prof. Jaakko Seikkula da equipa Original Finlandesa. Se pretende saber mais ou fazer formação no sistema Open Dialogue por favor contacte-nos.
     

     
     

    CONTACTOS

    T: +351 911 541 412
    E: od@fundacaords.org

     

    Promotor:
    Co-financiado por:
    Investidores sociais: