+351 268 035 675 (Chamada para rede fixa nacional) info@fundacaords.org
Projectos Concluídos

O que é o Open Dialogue?

O Open Dialogue (Diálogo Aberto) é um sistema de tratamento e organização de serviços de saúde mental que surgiu na Lapónia Finlandesa no início dos anos 80, numa época em que a prevalência de perturbações psiquiátricas graves na região, particularmente no espectro da psicose, era bastante elevada. Baseado no sistema “needs adapted” (adaptado às necessidades do paciente) de Yrjö Alanen, os serviços de toda a região foram reformulados, criando um sistema de resposta à crise psiquiátrica baseado em abordagens familiares, dialógicas e em rede. Estas abordagens foram alvo de investigação sistemática nos últimos 30 anos, permitindo observar resultados promissores no que diz respeito à redução de sintomas, diminuição de dias de internamento, redução na utilização de medicação anti-psicótica e redução nos subsídios de invalidez e desemprego.

 

 

 

 

O que é a Saúde Mental de Proximidade?

O Projecto Saúde Mental de Proximidade é baseado no sistema Open Dialogue (Diálogo Aberto). O Diálogo Aberto é um sistema de tratamento e organização de serviços de saúde mental que surgiu na Lapónia Finlandesa nos inícios dos anos 80, numa época em que a prevalência de perturbações psiquiátricas graves na região era consideravelmente elevada. Baseado no sistema “needs adapted” (adaptado às necessidades do paciente) de Yrjö Alanen, os serviços de toda a região foram reformulados, criando um sistema de resposta à crise baseado em abordagens familiares, dialógicas e em rede. Estas abordagens foram alvo de investigação sistemática nos últimos 30 anos, permitindo observar resultados promissores no que diz respeito à redução de sintomas, diminuição de internamentos, redução de medicação e redução dos subsídios de invalidez e desemprego.

 

 

 

O que é o projeto Diálogos – Saúde Mental de Proximidade?

O projecto Diálogos é financiado pelo Programa Cidadãos Ativ@s/Active Citizens Fund. Tem por base o sistema de tratamento e organização de serviços de saúde mental Open Dialogue (Diálogo Aberto) que surgiu na Lapónia Finlandesa nos inícios dos anos 80. Estas abordagens foram alvo de investigação sistemática nos últimos 30 anos, permitindo observar resultados surpreendentes no que diz respeito à redução de sintomas, diminuição de internamentos, redução de medicação e redução dos subsídios de invalidez e desemprego.

 

 

 

 

 

O que é o projeto Voltar?

O Projeto Voltar, financiado pelo Alentejo 2020, gerido pela Camara Municipal de Monforte, realizou-se entre os dias 1 de Janeiro de 2023 e o dia 31 de Dezembro de 2023. O Projeto envolveu 5 Unidades Residenciais para Pessoas Idosas (URPIS) do concelho.