Formação e Congressos

POD – DIÁLOGO ABERTO, REDE SOCIAL DE SUPORTE E COMPETÊNCIAS RELACIONAIS – CONCLUÍDO

Como construir um diálogo comum para as experiências que ainda não têm palavras? Como aplicar competências mais dialógicas? Como desenvolver uma capacidade de escuta mais qualificada e responsiva? Porque é que algumas perguntas geram mais diálogo do que outras?
As abordagens colaborativas e dialógicas com famílias que convivem e enfrentam problemas de saúde mental vêm ganhando espaço no cenário dos serviços de saúde mental de muitos países da Europa, Oceania e América do Norte ao longo das últimas décadas, com desenvolvimentos mais recentes na América do Sul, Asia e Médio Oriente.
Este conjunto de abordagens tem contribuído para importantes transformações na cultura e nos serviços de saúde mental através de práticas que propõem uma postura reflexiva e colaborativa, desenvolvendo relações mais horizontais e incentivando redes de apoio/solidariedade. Esta perspetiva preza a linguagem como uma atividade conjunta na construção de caminhos alternativos ao sofrimento.

Público alvo
– Profissionais do SNS ou organizações não governamentais, individualmente ou em equipa (30% de desconto para equipas de 3 ou mais elementos)
– Cuidadores informais e/ou pessoas com experiência vivida de perturbação mental

4 blocos de formação com o total de 140 horas.
600 euros

Datas e Locais
1º Bloco – 06/07 a 10/07 –Presencial (Estremoz)
2º Bloco – 26/10 a 30/10 – Online
3º Bloco – 18/01/23 to 22/01/23 – Presencial (Estremoz)
4º Bloco – Março de 2023 – Datas a confirmar Online

[...] ver todos os detalhes

À conversa com… Diálogos sobre saúde mental

A saúde mental é um direito fundamental. Falar dela uma necessidade. O que pode deteriorar a nossa saúde mental? O que a pode potenciar? Qual o papel dos serviços de saúde mental na prevenção, tratamento e educação para a saúde? De que forma ajudam ou prejudicam os indivíduos e as famílias? Que transformações são necessárias para melhorar a saúde de todos?

Webinar – Resultados Finais do Projecto Piloto Open Dialogue Portugal

Está convidado para o nosso WEBINAR GRATUITO, no dia 5 de Março pelas 15h00.

Resultados Finais do Projecto Piloto Open Dialogue Portugal.

Inscreva-se para participar!

Webinar do Projecto Open Dialogue

Está convidado para o nosso WEBINAR GRATUITO, no dia 16 de Outubro pelas 15h00.

Projecto Open Dialogue – clínica, investigação e resultados preliminares.

Inscreva-se para participar!

4º Encontro Internacional de Saúde Mental

A Fundação Romão de Sousa, em colaboração com a ISPA – Instituto Universitário, tem o prazer de apresentar o Quarto Encontro Internacional de Saúde Mental da Fundação Romão de Sousa nos dias 5 e 6 de novembro de 2021 e Eventos Associados:

– 1, 2 e 3 de novembro de 2021 (LLE – Living Learning Experience)
– 5 de novembro de 2021 (Workshops)
– 6 de novembro de 2021 (Mental Health Meeting)

O tema do encontro é “Dos sintomas às histórias: revolução(s) epistemológica(s) em saúde mental”.

Mais informações e inscrições em http://congress2021.fundacaords.org

Curso de Introdução ao Open Dialogue e Práticas Dialógicas

Como construir um diálogo comum para as experiências que ainda não contêm palavras? Como praticar habilidades mais dialógicas? Como desenvolver uma escuta mais qualificada e responsiva? Por que algumas perguntas geram mais diálogo do que outras?

As abordagens colaborativas e dialógicas com famílias que convivem e enfrentam problemas de saúde mental vêm ganhando espaço no cenário dos serviços de saúde mental de muitos países da Europa, Oceânia e América do Norte ao longo das últimas décadas.

Este conjunto de práticas tem contribuído para importantes transformações na cultura e nos serviços de saúde mental através de práticas que propõem uma postura reflexiva e colaborativa, desenvolvendo relações mais horizontais e incentivando redes de apoio/solidariedade. Esta perspectiva preza a linguagem como uma atividade conjunta na construção de caminhos alternativos ao sofrimento.

Público alvo
– Profissionais do SNS ou organizações não governamentais
– Cuidadores informais e/ou pessoas com experiência prévia de perturbação mental

4 módulos com o total de 128 horas.
600 euros

Datas e Locais
22 a 26 janeiro 2020 – Lisboa
13 a 17 maio 2020 – Porto
23 a 27 setembro 2020 – Lisboa
17 a 20 fevereiro 2021 – Porto

– Complementado com 2 dias de supervisão de casos (datas a ser definidas ao longo do curso) e leituras entre os módulos.

Livro de Resumos do 3º Encontro Internacional em Saúde Mental

O Livro de Resumos do 3.º Encontro Internacional em Saúde Mental já disponível online. Consulte também o Livro de Resumos relativo à segunda edição do Encontro, realizada em Estremoz, em […]

Livro de Resumos do 2º Encontro Internacional em Saúde Mental

O Livro de Resumos do 2.º Encontro Internacional em Saúde Mental já disponível online.