+351 268 035 675 | +351 935 563 377 info@fundacaords.org
Formação e Congressos

Webinar – Resultados Finais do Projecto Piloto Open Dialogue Portugal

Está convidado para o nosso WEBINAR GRATUITO, no dia 5 de Março pelas 15h00.

Resultados Finais do Projecto Piloto Open Dialogue Portugal.

Inscreva-se para participar!

Webinar do Projecto Open Dialogue

Está convidado para o nosso WEBINAR GRATUITO, no dia 16 de Outubro pelas 15h00.

Projecto Open Dialogue – clínica, investigação e resultados preliminares.

Inscreva-se para participar!

4º Encontro Internacional de Saúde Mental

A Fundação Romão de Sousa, em colaboração com o CRC-W – Católica Research Centre for Psychological, Family and Social Wellbeing, tem o prazer de apresentar o Quarto Encontro Internacional de Saúde Mental da Fundação Romão de Sousa nos dias 5 e 6 de novembro de 2021 e Eventos Associados:

– 13 de novembro de 2020 (Workshops Online)
– 1, 2 e 3 de novembro de 2021 (LLE – Living Learning Experience)
– 5 de novembro de 2021 (Workshops)
– 6 de novembro de 2021 (Mental Health Meeting)

O tema do encontro é “Dos sintomas às histórias: revolução(s) epistemológica(s) em saúde mental”.

Mais informações e inscrições em http://congress2021.fundacaords.org

Curso de Introdução ao Open Dialogue e Práticas Dialógicas

Como construir um diálogo comum para as experiências que ainda não contêm palavras? Como praticar habilidades mais dialógicas? Como desenvolver uma escuta mais qualificada e responsiva? Por que algumas perguntas geram mais diálogo do que outras?

As abordagens colaborativas e dialógicas com famílias que convivem e enfrentam problemas de saúde mental vêm ganhando espaço no cenário dos serviços de saúde mental de muitos países da Europa, Oceânia e América do Norte ao longo das últimas décadas.

Este conjunto de práticas tem contribuído para importantes transformações na cultura e nos serviços de saúde mental através de práticas que propõem uma postura reflexiva e colaborativa, desenvolvendo relações mais horizontais e incentivando redes de apoio/solidariedade. Esta perspectiva preza a linguagem como uma atividade conjunta na construção de caminhos alternativos ao sofrimento.

Público alvo
– Profissionais do SNS ou organizações não governamentais
– Cuidadores informais e/ou pessoas com experiência prévia de perturbação mental

4 módulos com o total de 128 horas.
Preço

Datas e Locais
22 a 26 janeiro 2020 – Lisboa
13 a 17 maio 2020 – Porto
23 a 27 setembro 2020 – Lisboa
17 a 20 fevereiro 2021 – Porto

– Complementado com 2 dias de supervisão de casos (datas a ser definidas ao longo do curso) e leituras entre os módulos.