+351 268 035 675 (Chamada para rede fixa nacional) info@fundacaords.org
Comissão Consultiva

Membros Atuais

 

Jaakko Seikkula

Jaakko Seikkula é professor de psicoterapia na Universidade de Jyväskylä na Finlândia.
Entre 1981 e 1998 foi psicólogo chefe no hospital Keropudas em Tornio, na Finlândia, e um elemento fundamental no desenvolvimento da abordagem do Diálogo Aberto. Nos últimos 30 anos esteve envolvido principalmente no desenvolvimento de novas práticas familiares e de redes de apoio voltadas para os problemas psiquiátricos mais graves, como psicose e depressão grave.
Desempenhou um papel de liderança na pesquisa e estudo do Diálogo Aberto, e publicou numerosos artigos sobre o
resultado desses estudos, que comprovam a eficácia destas abordagens.
É co-autor dos livros “Dialogical Meetings in Social Networks” e “Open Dialogues and Anticipations”.

 

Rex Haigh

Rex Haigh é psiquiatra no NHS Consultant e fascinado por comunidades terapêuticas desde que começou a aprender psiquiatria enquanto estudante de medicina em Oxford.
Foi Presidente da Associação de Comunidades Terapêuticas, fundador da rede de qualidade da Comunidade das Comunidades no Royal College of Psychiatrists Research Unit, editor de séries da série de livros “Community, Culture and Change” de Jessica Kingsley, e membro do conselho editorial do Jornal Internacional de Comunidades Terapêuticas.
A sua formação profissional é clínica geral,  psiquiatria, psicoterapia e análise de grupo e é psiquiatra no NHS Consultant desde 1994. Trabalhou com o Departamento de Saúde como consultor clínico para o Programa Nacional de Transtornos da Personalidade, é membro sénior do Instituto de Saúde Mental da Universidade de Nottingham e lidera o projecto “Enabling Environments” do Royal College of Psychiatrists.  Foi ele que fundou o estilo atual dos workshops LLE em 1995.

 

Célia Sales

Psicóloga, Mestre em Terapia Familiar Sistémica e Doutorada em Saúde Mental pela Universidade de Sevilha. Professora Auxiliar no Departamento de Psicologia da Universidade de Évora e Investigadora no Centro de Investigação e Intervenção Social do ISCTE-IUL. Os seus interesses de investigação abrangem a avaliação personalizada em saúde mental e cuidados primários (sistemas de avaliação personalizados que possam ser implementados na rotina dos serviços de saúde mental) e também a intervenção sistémica em psiquiatria, na educação e em contextos de exclusão social. É Vice-Presidente da Associação Portuguesa de Terapia Familiar e Comunitária e desenhou vários programas de formação avançada em terapia familiar (ex. Mestrado em Terapia Familiar e Comunitária na Universidade Eduardo Mondlane em Moçambique). Trabalhou como perita (ex. Universidade de Maastricht e Governo de Portugal) e como formadora (ex. Universidade de Sevilha e Diputacion de Alicante) em projectos internacionais e programas de formação.

 

 

Antigos Membros

 

Francisco Ortega Beviá

Professor Catedrático de Psiquiatria na Universidade de Sevilha. Chefe de Serviço do Hospital Universitário e Director dos estudos pós-graduados em Psicoterapia, Terapia Familiar e Psicossociologia.

 

 

 

 

 

Chris Evans

(Chair)

Chris Evans é ‘Consultant Medical Psychotherapist’ no Sistema Nacional de Saúde Britânico (NHS) e trabalha em Saúde Mental desde 1984. Fez diversas formações pós-graduadas em psicoterapia, sendo as mais significativas em terapia psicanalítica e psicodinâmica pelo ‘Royal College of Psychiatry’, em Grupanálise pelo Instituto de Grupanálise (IGA) e em terapia familiar e sistémica de nível avançado no Tavistock and Portman NHS Trust e East London University. Trabalhou em inúmeros settings clínicos, tanto na comunidade como em hospitais de alta segurança, tendo também experiência de ‘milieu therapy’ em comunidades terapêuticas residenciais (Atkinson Morley’s Hospital) e não-residenciais (Mandala Centre em Nottingham, UK). É actualmente co-director do projecto CORE (Clinical Outcomes in Routine Evaluation) e Professor Catedrático na Universidade de Nottingham, tendo publicado mais de 110 artigos em jornais e revistas científicas com ‘peer-review’.

 

Simon du Plock

Simon du Plock é Director do Departamento de ‘Post-Qualification Doctorates’ no Metanoia Institute em Londres, onde lidera projectos de investigação doutoral em parceria com a Universidade de Middlesex ‘School of Health and Education’. É Psicoterapeuta Fenomenológico-Existencial, Psicólogo do Aconselhamento pela Sociedade Britânica de Psicologia e Fellow da Royal Society of Medicine. Trabalhou em comunidades terapêuticas residenciais, no Serviço Nacional de Saúde Britânico (NHS) e em Consultório Privado. Simon lecciona internacionalmente em aspectos ligados à Psicoterapia Existencialista e é autor de mais de setenta capítulos de livros e revistas científicas com ‘peer-review’.

 

 

 

Isaura Manso Neto

Isaura Manso Neto é médica psiquiatra, com formação em psicoterapia psicanalítica e grupanálise. É membro didacta e supervisor da Sociedade Portuguesa de Grupanálise e Membro Efectivo da Group Analytic Society International, onde pertence à Direcção desde o ano 2008. Mantém consultório privado, tendo também trabalhado no sector público no Hospital de Santa Maria (Hospital de Dia do Departamento de Psiquiatria) onde introduziu, no Ano 2001, os Grupos Multifamiliares – «Psicoanalisis Multifamiliar» (Badaracco, J.G., 2000). Colabora, desde 1999, com a Federação Europeia de Psicoterapia Psicanalítica (EFPP) tendo organizado várias conferências. É actualmente Chairperson do 16º Symposium Europeu em Grupanálise da GAS. Isaura Manso Neto apresentou o seu trabalho em Conferências Nacionais e Internacionais, tendo também publicado vários artigos e capítulos de livros. Em 2008, juntamente com a equipa do Hospital de Dia, foi-lhe atribuído o prémio Jane Abercrombie da GAS London.