+351 268 035 675 (Chamada para rede fixa nacional) info@fundacaords.org
Notícias

“Psiquiatria Lenta é o nome do novo espaço de opinião do Gerador. Da autoria do psicólogo e psicoterapeuta João G. Pereira, esta é a primeira de um conjunto de crónicas que, a partir de agora, vais poder ler mensalmente. Saúde mental será o fio condutor de todas elas, numa perspetiva que coloca a psiquiatria como um exercício necessariamente lento, democrático e respeitador dos direitos humanos.
Na crónica Psiquiatria Lenta deste mês, João G. Pereira fala-nos do conceito de psiquiatria lenta e da urgência da sua implementação.
“(…) estas relações levam tempo a entender, a confiança leva tempo a estabelecer, o significado demora a compreender, os passos para a resolução podem demorar a ser dados e, normalmente, precisam de múltiplos agentes a acompanhar, de uma rede de suporte. À atenção dada a estes factores se chama Psiquiatria Lenta, preocupada em escutar e em abrir o diálogo, sem pressas para mudar ninguém, sem agendas, sem expectativas, com amor.”

** Textos de João G. Pereira
A opinião expressa pelo cronista é apenas da sua própria responsabilidade e não reflecte, necessariamente, o pensamento das Organizações que representa! **

Leia tudo em: https://gerador.eu/psiquiatria-lenta-direitos-humanos-e-saude-mental-democratica/


 
Partilhar: