A Fundação Romão de Sousa tem como missão:

• Ajudar pessoas que sofrem de perturbações mentais graves, e em particular de esquizofrenias, a melhorar a sua qualidade de vida, autonomia e integração social;
  • Criar e gerir uma comunidade terapêutica residencial, aplicando um leque de terapias psicológicas e intervenções psicossociais e monitorizando a evolução e progressos obtidos;
  • Cooperar com outras organizações com objectivos semelhantes, em Portugal e no Estrangeiro, partilhando experiências e contribuindo para o desenvolvimento e investigação de novas terapias e modelos de intervenção.

Visão

Ser reconhecida como uma instituição credível e eficaz na recuperação de pessoas com perturbações mentais graves e ampliar gradualmente o número de comunidades e a oferta de serviços, de forma a satisfazer as necessidades da sociedade e as dos residentes e suas famílias.