2014 é o Ano Europeu da Saúde Mental e do Cérebro. O dia 10 de Outubro é há já vários anos o Dia Mundial da Saúde Mental. Em Portugal,
discute-se a implementação do Plano Nacional de SM 2007-2016.
São muitas e diversas as iniciativas na Saúde Mental,
mas ainda assim é um problema para o qual as respostas são insuficientes ou insatisfatórias.
A Saúde Mental é um campo interdisciplinar que implica reflexões ao nível da filosofia, epistemologia, sociologia, psicologia, medicina, entre muitas outras. É também manifestamente um campo político, tanto no sentido estrito dos governos e das leis, como no sentido mais amplo dos actos quotidianos de cada ser humano que, relembrando Jerome Bruner, são sempre ‘actos de significado’ e, como tal,com implicações políticas de transformação do meio.
Apesar desta reconhecida necessidade de comunicação, existe ainda uma manifesta luta de poder entre os vários campos do Saber, numa busca marcadamente positivista da ‘verdade’.
Com esta Conferência a Fundação Romão de Sousa tenciona promover o diálogo, a reflexão e as pontes entre as diversas abordagens, para que se possam encontrar novas perguntas de entre as várias ‘respostas’. A humildade do não-saber e a curiosidade são dois pontos de partida fundamentais na investigação em ciências humanas. Como refere McLeod (1994) ‘os melhores investigadores são os que encontram boas perguntas e não os que conseguem todas as respostas’.

2014 is the Year of the Brain in Europe. The 10th of October has been, for a number of years, World Mental Health Day. In Portugal, the implementation of the National Mental Health Plan is under discussion.
There are many and diverse initiatives in mental health but despite the efforts, the field faces many problems for which the answers are insufficient or inadequate. Mental Health is a multi-disciplinary problem, calling for reflection on several levels: philosophical, epistemological, sociological, psychological, medical and many others. It is also a political arena, affecting and being affected by the laws and decisions of parliaments. In a broader sense, all human activity contains political implications since it carries the power of shaping the environment. Recalling Jerome Brunner, every human act (including nonaction) is an ‘act of meaning’.
Despite the recognized need for communication between subject areas, the dispute of power between different Schools of Thought is still prevalent, in what resembles a positivistic search for 'The Truth’.
In this Conference, Romão de Sousa Foundation aims to bridge the gap between different fields of Knowledge, promoting dialogue and reflection, so that new questions can be found within the various ‘avenues’ presented. The humility and acceptance of not-knowing together with a genuine stance of curiosity are two fundamental starting points in Human Science. Recalling McLeod (1994), ‘the best researchers are those with the best questions, not the best answers’.

McLeod, J. (1994) Doing Counselling Research. London: Sage

comissao científica

Doutor João G. Pereira
Prof Doutora Célia Sales

scientific committee

Prof Doutora Sofia Tavares
Dra Cátia Alves

SUBMISSÃO FECHADA / SUBMISSION CLOSED

REGRAS / RULES

É conhecida internacionalmente pelas suas jazidas de mármore branco, o chamado Mármore de Estremoz. A exploração do mármore de Estremoz tem uma origem muito antiga, como comprova o Templo romano de Évora, que contém mármore originário de Estremoz. Está também presente no altar-mor da Catedral de Évora.
A Estremoz foi concedida a distinção de «Notável Vila», atribuída pelos reis de Portugal a muitas das suas vilas; foi elevada à categoria de cidade em 1926.

Internationally known for its deposits of white marble, called Estremoz Marble. The exploration of Estremoz marble has a very ancient origin, as evidenced by the Roman Temple of Évora, which contains marble originating from Estremoz. It's also present on the main altar of the Cathedral of Évora.
Estremoz earned the distinction of "Outstanding Village" issued by the kings of Portugal to many of their villages; was elevated to city status in 1926.

espaço / venue

Pousada de Estremoz, Rainha Santa Isabel

Small Buses Available on the Day

Vamos ter disponíveis gratuitamente pequenos autocarros para fazer o transporte dos participantes que não queiram deslocar-se em carro pessoal ou transporte público. Os autocarros sairão de Lisboa e Évora (local a designar) no dia 7 de Novembro de manhã com regresso no mesmo dia após a Conferência. Se desejar reservar lugar por favor mencione que precisa de transporte quando fizer a inscrição.

We will provide free transport on the 7th of November in small buses for participants who do not wish to travel by car or public transport. The buses will depart from Lisbon and Évora (location to be confirmed) in the morning and return after the Conference. If you wish to reserve a place please mention that you need transport when you register to the conference.

Recommended Accommodation
- Special Rates for Participants -

Pousada de Estremoz, Rainha Sta. Isabel

D. Dinis Low Cost Hostel

Páteo dos Solares Hotel

A Fundação Romão de Sousa é uma iPSS de utilidade pública, sem fins lucrativos,
que apoia pessoas com problemas de saúde mental. Com este objectivo instituiu e gere
uma comunidade terapêutica em saúde mental denominada “Casa de Alba”.

THE ROMÃO DE SOUSA FOUNDATION IS A PRIVATE INSTITUTION OF SOCIAL SOLIDARITY
AND A NONPROFIT ORGANISATION SUPPORTING PEOPLE WITH MENTAL HEALTH PROBLEMS. WITH THIS AIM
IT HAS ESTABLISHED AND MANAGES A MENTAL HEALTH THERAPEUTIC COMMUNITY CALLED "CASA DE ALBA".

WWW.FUNDACAORDS.ORG

até / until

31-10-2014 - 12h00

(almoço e coffee breaks incluídos / lunch and coffee breaks included)